Vamos dar de mamar
Home > Testemunho

Testemunhos 

Antes de mais, tenho que dar os parabéns à organização do Congresso. Foi muito, muito bom, com temas e convidados muito interessantes, tendo sido, sem dúvida, uma mais valia para a minha conduta enquanto enfermeira parteira e, a nivel pessoal, como futura mamã (mesmo que ainda em planeamento). 
Joana Faria
2 de Junho de 2014

--------------------------------------------------------------

Hoje tive o privilégio de receber a conselheira Margarida Telhado em minha casa. E foi fantástico! Não só me esclareceu em imensas dúvidas que assolam o espírito de uma mãe de 1a viagem como me deu dicas preciosas e corrigiu "erros" que poderiam estar a prejudicar aquilo que quero muito fazer: amamentar. A amamentação tem-se revelado uma experiência bastante desafiante...mais do que eu estava à espera, confesso, e nem sempre tem sido fácil lidar com isso. Com a voz calma da Margarida e com todas as explicações fornecidas sinto que cresci um pouquinho e sinto mais confiança para continuar a lutar por aquilo que considero ser o mais importante para a minha bebé. OBRIGADA do fundo do coração pelo vosso projecto, pela vossa existência e disponibilidade só vos posso agradecer, eu e a pequena Inês!!! Obrigada Margarida...espero que continuem a conseguir existir!!!

 Mara Buco
Lisboa, 6 de Abril de 2014  

--------------------------------------------------------------

Muito obrigada pelo apoio que prestaram através duma CAM que me visitou quando tive dúvidas acerca da pega da minha bebecas! O vosso trabalho é muito importante!

Lokas Bizzwizz
Lisboa, 10 de Março de 2014 

-------------------------------------------------------------- 

Antes de mais, não posso deixar de agradecer a simpatia e a disponibilidade da Margarida, foi um descanso ir ter consigo e verificar que na realidade estava a usar um adaptador demasiado apertado e por isso é que o leite não saía. Além do mais, todos os seus conselhos foram um grande apoio quando finalmente chegou o grande dia - o famigerado regresso ao trabalho.
 
Gostaria de referir que agora, passadas duas semanas de regresso ao trabalho, estamos todos muito felizes porque ainda não tivemos necessidade de recorrer ao leite artificial, muito pelo contrário! Eunice tem sempre "leite do dia" e ainda sobra sempre um bocadinho para congelar...o pai dá-lhe o biberão e Eunice bebe tudo em menos de dois minutos! E é engraçado como Eunice passa do biberão à maminha e da maminha ao biberão sem estranhar, toda contente de todas as vezes! 
Não tenho palavras para agradecer o que fizeram por nós. O "Vamos dar de mamar" foi, mais do que uma ajuda preciosa, indispensável para que o meu regresso ao trabalho fosse feito de maneira mais fácil, pois a minha maior preocupação, que era continuar a dar leite materno à Eunice, foi absolutamente dissipada. 
Muito, muito obrigada!
 
Gabriela, Eunice e André 
Lisboa, 14 de Março de 2014 

--------------------------------------------------------------

O meu filho Pedro nasceu em Abril de 2011. Foi muito esperado e, como todos os pais, desejamos o melhor para ele. Na altura do nascimento isso passava necessariamente pela amamentação com leite materno.

Apesar de ser um processo natural, nem sempre decorre sem percalços. Aliás, nos primeiros dias é mesmo muito importante, além do empenho da mãe, a ajuda e incentivo por parte dos profissionais de saúde. Infelizmente, muitas vezes nem isso é suficiente...
Quando o Pedro nasceu, tive bastante ajuda das enfermeiras para o ensinar a mamar e a mim a dar-lhe de mamar, no entanto ele não pegava no peito. Foi-me dito que os mamilos eram pequenos e que o melhor seria usar uma tetina de silicone. Assim começaram as mamadas: eram muito chatas, eu não sabia se ele estava a mamar bem ou não e ele fartava-se de chorar. Psicologicamente, esta situação também me estava a afectar pois ficava ansiosa e as mamadas eram sempre muito difíceis. No final do 2.º dia já tinha perdido 8% do peso e estava muito choroso, pelo que foi logo introduzido o leite adaptado. Tive muita pena...quando saímos da maternidade, as mamadas eram 30 minutos no peito com a chata tetina de silicone, onde ele chorava sempre bastante ao ser forçado a mamar por lá, seguidos de um biberão de leite adaptado. Durante essa semana, fomos com o Pedro à pediatra e ela disse que, se eu ficava ansiosa com as mamadas, tal passava para o bebé, aconselhando-me a tirar o meu leite com a bomba e a dar-lho com o biberão. Foi o que fiz, mas tirava pouco leite, ou seja, das cerca de 8 refeições diárias, apenas cerca de 3 tinham uma pequena parte do meu leite. Em meia hora, apenas conseguia tirar, na melhor das hipóteses, 40 a 50 ml...houve até 1 dia ou 2 que não tirei.

No entanto, tinha muita pena, pois cheguei a estar a dar biberão ao Pedro e pingar leite do peito.

Mais tarde, quando me senti mais calma e já não stressava tanto com o choro dele, faltavam 2 dias para ele fazer 4 semanas, tentei colocá-lo novamente no peito, mas sem a tetina de silicone. E não é que ele pegou?! Pelo menos assim me pareceu.

Fui ao site do SOS Amamentação e liguei. Disponibilizaram-se para me ajudar, através do Projecto "Vamos dar de Mamar" da Ajuda de Mãe, pois disseram que ainda era possível ele pegar na mama. Vieram a minha casa e viram que ele estava a pegar correctamente, ensinaram-me muitas outras coisas e deram-me também confiança na capacidade de o alimentar com o meu leite, mostrando-me que eu tinha leite suficiente para o alimentar. Deixaram-me o contacto, ficando disponíveis para me tirar qualquer dúvida que entretanto me surgisse.
A partir desse dia, passei a dar o meu leite directamente do peito e de seguida oferecia-lhe o biberão. Ele foi mamando cada vez mais e começou a não querer o biberão, até que ficou completamente a leite materno até aos 6 meses!

As mamadas facilitam muito a proximidade mãe/filho. Ele fica satisfeito e contente e eu também!

Elsa

Unhos, 30 de Janeiro de 2012

-------------------------------------------------------------------

Bom dia,

quero agradecer à Margarida por toda a motivação quer me deu para continuar a dar mama ao meu Vasquinho. Para não desistir!!
E foi o que eu fiz!! O Vasco está com 5 meses e está a LM exclusivo até aos 6 meses!!! Está um matulão, pesa 7,800 kg e mede 68 cm!!!
Obrigada Margarida!! Sem si, não tinha conseguido!!
Um mt obrigada!!!

Ana Sofia

29 de Março de 2012